No mundo dos negócios, é fundamental estar sempre preparado para todos os cenários possíveis — especialmente os piores. Nesse contexto, não temos como não lembrar da contratação de um seguro para cobrir eventuais perdas em um período difícil. Afinal, essa é a forma mais comum de proteger sua empresa.
Logo, surge, dentre as várias opções que uma boa seguradora oferece, a cobertura para lucro cessante. Apesar de não ser tão conhecida quanto as outras, essa modalidade pode ser fundamental para garantir que seu negócio evite grandes perdas em um momento de crise.
Quer se informar melhor sobre o lucro cessante, aproveitando para aprender a calculá-lo a fim de proteger sua empresa? Basta continuar com a leitura para se inteirar do assunto e entender como é importante garantir o máximo de segurança para seu negócio. Confira!
O que é lucro cessante e como ele pode ser causado?
Vamos supor que você dependa de determinada máquina para oferecer o serviço ou produzir a mercadoria que disponibiliza a seus consumidores. Caso esse equipamento tenha algum problema, parando de funcionar, você não conseguirá realizar os processos devidos, consequentemente deixando de produzir da mesma maneira. Entendido? Pois o lucro cessante é justamente o prejuízo causado por essa interrupção no processo de produção da empresa.
Nesse caso, o mau funcionamento do maquinário impediu que você tivesse o lucro esperado para esse período, o que pode comprometer as condições gerais do negócio. A respectiva modalidade de seguro representa, portanto, o que a parte prejudicada deixou de ganhar por conta de algum fator externo.
Como as causas do lucro cessante variam de empresa para empresa, é preciso entender muito bem seu mercado de atuação a fim de identificar potenciais riscos que possam prejudicar o negócio.
Um taxista, por exemplo, além de procurar um seguro que cubra o conserto do carro em caso de acidente, também deve buscar uma modalidade que abranja o lucro cessante. Nesse cenário, afinal, ele ficaria impedido de trabalhar por um tempo. No caso da sua empresa, um incêndio poderia cessar seu lucro? É preciso pensar bem sobre isso.
Tenha em mente que, com a proteção adequada, você garante um impacto menor no funcionamento da operação da organização. Pegou fogo? O lucro cessante não vai considerar o reparo do que foi afetado pelo incêndio, mas, sim, o que você deixou de ganhar no período em que ficou sem condições para realizar seu trabalho.
Riscos industriais, incêndios, explosões, riscos financeiros, alta do dólar, mercado e concorrência: essas são apenas algumas das maneiras mais comuns de cessar o lucro de uma organização. Como dá para perceber, o controle nem sempre está sob sua total responsabilidade — mais um motivo para garantir a segurança da sua empresa.
Como é feito o cálculo do lucro cessante?
A grande questão do lucro cessante está em como calcular, de maneira justa e real, o valor que o segurado deve receber. Na teoria, a seguradora vai analisar o histórico financeiro da empresa prejudicada e, a partir desses dados, calcular o valor exato da indenização. O objetivo é avaliar a performance da empresa em um período similar de vendas. O valor indicado representaria a indenização final.
O detalhe é que esse processo não é assim tão simples, podendo causar uma certa dor de cabeça à gestão. Para você ter uma ideia, de acordo com um estudo de 2016 da Airmic (Associação de Gerenciamento de Risco e de Seguros do Reino Unido), são muitos os responsáveis pela gestão de risco nas empresas que encontram problemas na hora de definir o valor exato a ser ressarcido.
Todos os entrevistados dessa pesquisa indicaram que a maior dificuldade quando o assunto é lucro cessante é quantificar o valor exato do que foi perdido em determinado período pela empresa. Outros 60% dos gestores entrevistados apontam que a seguradora exige documentos e informações que eles simplesmente não possuem.
Outra parte importante desse estudo da Airmic diz respeito ao tempo que todo esse processo acaba levando: em média, entre 12 a 36 meses para que as indenizações referentes ao lucro cessante sejam acertadas. Trata-se de um processo que, além de longo, muitas vezes não condiz com o valor exato perdido a ser ressarcido.
É fundamental se organizar em todas as frentes possíveis para evitar que, caso seja necessário requisitar a indenização, sua empresa esteja preparada para oferecer os documentos necessários, preferencialmente com máxima agilidade. Assim, o processo anda mais depressa e há mais chance de o valor final ser de fato compatível com o que seu negócio esperava faturar no período.
Como o auxílio de uma empresa especializada pode ajudar?
Contratar um seguro é sempre uma excelente opção para garantir que sua empresa tenha um plano B em caso de algum incidente ou crise. Com o lucro cessante, a lógica é a mesma. Mas é ainda melhor prevenir que alguns riscos cheguem a prejudicar sua companhia de maneira mais impactante. Concorda?
Como vimos, todo esse processo pode ser longo, acabando por atrapalhar mais os planos da empresa. Por isso, contar com o auxílio de especialistas em gestão e análise de riscos pode ser uma forma ainda mais eficaz de garantir a produtividade da sua organização.
A visão de profissionais externos pode ser fundamental para analisar todos os processos do negócio e identificar os riscos que sua organização está correndo. A partir daí, é possível traçar planos para evitar que esses riscos se concretizem. Dessa forma, o lucro da empresa não cessa!
Mostramos neste texto a importância de preparar a empresa nas mais diferentes frentes a fim de garantir que pequenos acidentes não se tornem tão prejudiciais para seus resultados. Destacamos também como o lucro cessante pode, muitas vezes, causar mais dor de cabeça caso o negócio não esteja devidamente estruturado.
Além de explicar como é feito o cálculo do lucro cessante, mostramos como o auxílio de uma empresa especializada no assunto pode ser fundamental para evitar que a sua organização corra riscos desnecessários. Preparado então para caminhar rumo ao sucesso?
Por fim, se quiser receber em primeira mão outros conteúdos como este, não perca tempo: assine agora mesmo a nossa newsletter!
Stay connected