Segundo dados do Ministério da Economia apurados em 2018, o número de acidentes de trabalho caiu nos últimos anos, entretanto, o Brasil ainda é o quarto país com mais ocorrências no ranking mundial. Não restam dúvidas: ainda precisamos melhorar (e muito) nesse quesito.
A boa notícia é que, se algumas ações simples forem colocadas em prática, as empresas já conseguem aprimorar bastante a qualidade de sua segurança do trabalho. E é claro que os benefícios dessa otimização vão muito além da redução dos números de acidentes.
Quer saber mais? Continue a leitura! Nesse artigo, você conhecerá as principais vantagens da otimização da segurança do trabalho e como elas se refletem nos processos logísticos e no sucesso do negócio de modo geral. Para melhorar a compreensão, mostraremos algumas das melhores práticas para garantir um ambiente corporativo seguro e explicaremos como uma empresa especializada pode ser importante nesse processo. Confira:
Qual a importância da segurança do trabalho na logística?
De maneira geral, abrir mão de iniciativas em prol da segurança do trabalho contribui para que rotinas de afastamento de funcionários, faltas motivadas por acidentes e outras questões afetem o planejamento e, consequentemente, a produção logística das empresas. E mais: sob uma perspectiva financeira, caso tais afastamentos e faltas sejam ocasionados por fatores considerados de responsabilidade da companhia, os prejuízos tendem a crescer ainda mais, uma vez que os trabalhadores podem cobrar indenizações.
Além de zelar pela saúde dos funcionários, as ações voltadas à promoção da segurança contribui para a melhora do rendimento de todo o ambiente de trabalho. Como assim? É simples: quando questões como integridade física são resolvidas, a organização passa a ter mais condições de direcionar seu foco para a produtividade da equipe, e menos necessidade de administrar perdas financeiras e desgastes que, eventualmente, poderiam causar danos à reputação institucional.
Agora que você já reconhece a segurança do trabalho como algo imprescindível para os resultados de qualquer negócio, vamos ajudá-lo a colocar a teoria em prática. Para isso, listamos algumas ações fundamentais. Confira!
Montar uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é uma excelente ferramenta para garantir um ambiente corporativo seguro e, ao mesmo tempo, eficiente. E acredite: apesar de ser obrigatória, não são todas as empresas que a colocam em prática.
Essa comissão é composta por representantes do empregador e dos funcionários e tem o objetivo de fiscalizar as condições de trabalho oferecidas, analisar os riscos, realizar inspeções de segurança e o que mais for necessário para prevenir acidentes.
Manter-se sempre em dia com as manutenções do maquinário
É fundamental ter sempre a seguinte resolução em mente: assegurar a qualidade do maquinário operado dia a dia pelos funcionários pode ser determinante para a qualidade do ambiente de trabalho. Muitas vezes, uma simples falta de manutenção pode causar um acidente grave, prejudicar algum trabalhador e comprometer o funcionamento geral do negócio. Em poucas palavras, manter as revisões das máquinas em ordem é absolutamente crucial para que a equipe trabalhe com tranquilidade.
Cobrar o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)
Além da prevenção geral e da revisão constante do maquinário da empresa, cobrar o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é outra maneira de garantir um ambiente mais seguro dentro da organização. O uso adequado desses dispositivos pode fazer toda a diferença diante de um eventual acidente!
Promover o treinamento constante da equipe
Os itens abordados até aqui são, de fato, essenciais, mas falta um detalhe: o engajamento! É preciso incentivar os funcionários a também se preocuparem com o tema. Nesse sentido, a promoção de treinamentos constantes pode ajudar a engajá-los e a fazer com que eles fiquem cientes da importância do uso dos EPIs e do procedimento correto a seguir em situações de emergência, por exemplo.
É bom contar com o auxílio de uma empresa especializada?
Saber quais são os riscos que envolvem a logística é um quesito fundamental na busca por mais segurança do trabalho dentro da organização, e para tanto, é preciso realizar um mapeamento detalhado a fim de identificar possíveis falhas no sistema. Nesse âmbito, a melhor maneira de ter uma projeção real dos riscos que o seu negócio corre é contratar uma empresa especializada no assunto. Sabe por quê? Partindo de uma visão externa, tais empresas são capazes de mapear brechas na segurança e, dessa forma, identificam vulnerabilidades com mais precisão.
Como mostramos aqui, a prevenção é a melhor maneira de garantir um ambiente de trabalho mais seguro. O bom é que, com algumas ações básicas, você já consegue oferecer muito mais respaldo para seus funcionários e, consequentemente, promover um rendimento maior no negócio. E para reforçar ainda mais essas iniciativas, é válido contar com serviços especializados de análise e gestão de risco. Então, o que ainda está esperando para implementar essas atitudes no dia a dia da sua organização?
Antes, porém, que tal seguir as nossas páginas no Facebook, LinkedIn e Instagram para conferir em primeira mão outros conteúdos igualmente relevantes? Nos acompanhe!
Stay connected