O bom funcionamento de uma empresa, além de organização dos processos e atividades ligadas ao seu core business, depende também da correta execução de expedientes administrativos, muitas vezes, burocráticos e regulados por complexas legislações. Por essa razão, nem sempre é fácil manter a regularidade do negócio, já que muitas questões técnicas podem estar envolvidas no seu funcionamento. É aí que a auditoria interna se faz tão importante.
A auditoria interna é uma estratégia adotada pelas empresas para manter a visibilidade sobre os seus processos, garantindo o compliance e o rigor exigido pelas normas. Na prática, essa auditoria é uma espécie de “raio-x” do negócio, que serve para avaliar e identificar riscos e inconsistências que podem prejudicar o andamento das atividades e o crescimento da companhia.
Dada a relevância da auditoria interna no contexto corporativo, preparamos este artigo mostrando como essa medida pode impulsionar os resultados de um negócio. Continue a leitura e entenda melhor sobre o tema!
O que é a auditoria interna?
De maneira simplificada, pode-se entender a auditoria interna como um conjunto de avaliações, baseado em critérios preestabelecidos, cuja finalidade é atestar que a empresa atende a esses parâmetros.
Assim sendo, a auditoria é uma avaliação planejada, geralmente realizada por indivíduos que não têm relação direta com o negócio ou setor auditado, para constatar que todos os critérios definidos estão sendo cumpridos pela empresa.
A auditoria interna pode recair sobre diferentes atividades do negócio, como é o caso das finanças, setor contábil e fiscal, Recursos Humanos, entre outras áreas. Tudo depende da necessidade e objetivos desse expediente.
De maneira prática, em geral, a auditoria interna se materializa nas empresas a partir de avaliações presenciais, oportunidade em que os auditores analisam documentos, livros, registros comerciais, contratos e até mesmo os sistemas informatizados da empresa. A ideia é justamente fazer uma checagem completa, de modo que nenhuma falha passe despercebida e possa prejudicar o negócio no futuro.
Qual a importância da auditoria interna para uma empresa?
Como vimos, é bastante nítido que a auditoria tem uma grande repercussão na imagem do negócio. Isso porque empresas auditadas tendem a ser mais transparentes em suas atividades, não apresentando riscos ou eventuais problemas com o compliance. Logo, a imagem que essa empresa passa para o mercado e concorrentes é muito mais positiva.
No entanto, a importância da auditoria interna vai muito além dos quesitos citados. Na realidade, existem diversos outros benefícios que podem ser mencionados. Confira!
Aumenta a credibilidade do negócio
A auditoria interna é um típico expediente de prevenção de erros e inconsistências nos processos gerenciais da empresa. Dessa forma, é natural que negócios que passam por auditorias frequentes estão menos sujeitos a sofrer com sanções e penalidades por não cumprirem as normas esperadas conforme seu ramo de atuação.
Nesse ponto, então, há um grande reforço na credibilidade da empresa, que dificilmente terá seu nome envolvido em ações judiciais, processos administrativos e investigações relacionadas a fraudes fiscais, trabalhistas, por exemplo.
Melhora a eficiência operacional e gerencial
Como dito, a auditoria interna tem a finalidade de garantir a regularidade da empresa. Para tanto, ela cuida de garantir que todos os processos estão em conformidade, livres de quaisquer problemas, sejam eles legais, escriturais ou operacionais.
Dessa forma, outro ponto que demonstra a importância da auditoria para as empresas é a melhoria na eficiência interna. Ao passar por avaliações periódicas, a empresa consegue imprimir um maior rigor em suas finanças, transações e obrigações perante os órgãos públicos.
Por exemplo, erros na escrituração contábil e cumprimento de obrigações tributárias podem ser oportunamente identificado, podendo ser corrigidos sem gerar problemas como o Fisco.
Viabiliza a análise de riscos
Vale lembrar que, devido à burocracia e alto nível técnico de alguns processos administrativos, pequenas empresas, principalmente, costumam incorrer em erros sem ao menos saber que isso acontece. Nesse ponto, uma auditoria especializada poderia evitar esse tipo de situação, colocando o negócio no eixo certo, para crescer em total conformidade.
A análise de riscos, nesse contexto, é um dos pilares que sustentam as atividades de um negócio saudável. Por meio de expedientes de avaliação, checagens preventivas das operações e documentos da empresa, por exemplo, a auditoria interna ajuda gestores a identificar fragilidades nas operações, gerindo e eliminando riscos sensíveis que, de algum modo, podem comprometer o sucesso do negócio.
Em resumo, é preciso deixar claro que uma das principais funções da auditoria é justamente possibilitar uma boa gestão dos riscos, lidando de forma consciente e precisa com cada um deles.
Aumenta o foco do negócio em seu core business
Em meio aos inúmeros processos que compõem o dia a dia de operações de uma empresa, em muitos casos, é bastante difícil para gestores e líderes acompanharem tudo de perto, como deveria ser. Essa realidade abre margem para que erros aconteçam e acabem causando transtornos e atrasos ao crescimento do negócio.
Por outro lado, ao adotar uma política de auditorias internas, a empresa tem mais condições de focar em suas atividades principais, deixando a parte burocrática de avaliação de documentos, registros e obrigações legais a cargo de terceiros especializados, como é o caso de empresas de consultoria que prestam serviços de auditoria.
Essa postura é fundamental para minimizar os riscos operacionais e gerenciais, identificando pontos de atenção que podem ser rapidamente corrigidos, evitando prejuízos patrimoniais com o pagamento de multas, ou mesmo grandes catástrofes, por exemplo.
Funciona como diferencial competitivo
Em um cenário empresarial cada vez mais competitivo, as empresas não podem se dar ao luxo de errar e perder oportunidades de crescer. Nesse ponto, antecipar riscos e problemas, além de identificar possíveis áreas de melhoria no desempenho é muito importante para negócios que desejam atuar de forma diferenciada e competitiva no mercado.
Nesse sentido, a auditoria interna desponta como um grande diferencial perante o mercado. Por meio de uma boa auditoria, por exemplo, a empresa tem a possibilidade de remover gargalos em seus processos e identificar pontos em que se desperdiça capital. Ou seja, a auditoria pode funcionar como uma estratégia para fazer uma reengenharia organizacional e de processos, identificando e eliminando tudo aquilo que não contribui para o desenvolvimento sustentável do negócio.
Por fim, como foi possível perceber, a auditoria interna é um expediente de grande valia no cenário corporativo. Como mencionado, para fazer um negócio crescer não basta apenas focar os esforços em atividades operacionais. Mais do que isso, é preciso dedicar tempo e recursos para o cumprimento de obrigações, manutenção de uma boa escrituração e documentação das atividades, tudo para melhorar a transparência e a qualidade da gestão da empresa.
Nesse ponto, a auditoria ajuda a garantir todo esse rigor, aumentando assim a segurança para um crescimento saudável.
Então, gostou deste artigo? Continue lendo e aprendendo mais sobre esse e outros temas relacionados à rotina empresarial. Curta as nossas páginas no Facebook e no LinkedIn e receba o conteúdo no seu feed.
Stay connected