Ser empresário ou empreendedor no Brasil requer muita organização e planejamento. É fundamental buscar estratégias a todo momento para gerar valor ao negócio e garantir a sobrevivência da empresa. Entre essas ações está o compliance empresarial, que visa a busca pela conformidade com as leis e regulamentos em todos os âmbitos.

Analisando a palavra em inglês “compliance” e traduzindo para o português, podemos dizer que o verbo “to comply” significa “agir de acordo com algo”. Ou seja, esse termo tem relação com a conduta da empresa e a forma como esta se adequa às regras.

Neste post, vamos mostrar os benefícios do compliance empresarial para os seus negócios. Confira!      

Ser “visto com bons olhos” no mercado

Estar com as contas em dia e agindo de acordo com as leis e os regulamentos, sejam eles internos ou externos, é obrigação de qualquer empresa. Porém, nem todas as organizações conseguem realizar essas ações e acabam perdendo credibilidade no mercado.

Cumprir obrigações e alcançar os níveis mais altos do compliance empresarial faz com que o mercado olhe para a sua empresa com ares positivos e otimistas. Por isso, é essencial estar sempre atento às equipes que vão ficar responsáveis por esse processo para que os seus negócios prosperem e inspirem confiança em clientes e fornecedores no mercado.

Credibilidade com clientes

Nenhuma pessoa que contrata um serviço espera ter problemas com irregularidades. Todas elas querem contratar uma empresa que proporcione segurança, qualidade e confiança ao produto ou serviço oferecido. Estar com uma equipe de compliance bem estruturada pode ajudar a fazer com que o cliente confie mais no seu negócio.

Ganhar credibilidade com o consumidor é uma tarefa que demanda tempo e planejamento. É fundamental saber vender e divulgar toda as ações positivas da sua empresa. O compliance empresarial fornece boas práticas de controles internos e de contabilidade capazes de fazer com que o seu negócio atinja um novo patamar.

Credibilidade com investidores

Assim como os clientes não gostam de empresas que não transmitem confiança, os investidores são pessoas ainda mais desconfiadas em relação a isso. Por se tratar de profissionais que movimentam muito dinheiro, não entram em um mercado para perder negócios ou manchar a imagem. 

O compliance é responsável por mostrar solidez da empresa, já que é capaz de evitar uma série de transtornos. Isso proporciona uma vantagem competitiva em relação aos escritórios que não praticam essa estratégia, já que os investidores vão ter mais chances de preferir um lugar para investir que transmita confiança e transparência para seus negócios.

Prevenção de erros

Na gestão de uma empresa, o acompanhamento dos resultados é uma das principais ações estratégicas. Ela permite que a companhia corrija e identifique possíveis erros, além de fazer com que veja os aspectos em que precisa melhorar. Após as análises dos resultados obtidos, é possível otimizar a estratégia de compliance empresarial.

Todas as corporações precisam de mecanismos para corrigir ou, pelo menos, identificar erros. Por isso fala-se tanto da necessidade de auditorias no mundo corporativo, principalmente das que levam a organização a estar em conformidade com as legislações e regulamentações que são aplicáveis aos seus negócios.

Retrabalho

A eficiência dos processos está diretamente ligada a uma estratégia de compliance. Ou seja, ao saber como agir durante um atendimento de regras e normas do negócio, fica mais fácil fazer as escolhas mais acertadas e que evitem erros e o retrabalho. Com isso, a empresa tem um melhor direcionamento sobre as suas ações e gera um resultado mais positivo.

Um bom planejamento é um dos passos principais para identificar quais processos estão consumindo mais recursos, mais tempo para ser executado e sendo feitos com uma repetição de operações da produção. A estratégia de compliance proporciona esse planejamento em diversos setores da corporação, seja financeiro, administrativo, entre outros.

Como implementar um programa de compliance empresarial

Implementar uma estratégia de compliance empresarial requer muita organização e planejamento. Caso seja bem aplicada e seguida com rigidez, pode proporcionar ao negócio benefícios como a melhora nos níveis de governança corporativa, prevenção de erros, aumento da eficiência e da qualidade dos produtos ou serviços prestados, entre outros.

Para implementar esse programa é preciso seguir alguns passos cruciais, como promover treinamento e capacitação da sua equipe, fazer um controle de qualidade constante, praticar a auditoria interna da empresa e, em alguns casos, gerenciar os parceiros terceirizados.

Faça uma auditoria interna

A auditoria interna é fundamental para armazenar e estruturar todos os dados e informações. Durante esse processo, ocorre toda a análise dos riscos, detecção e prevenção de erros, planejamento e execução dos procedimentos. Além disso, para que o compliance dê certo, é preciso que a auditoria faça um monitoramento de todo o passado da empresa para estabelecer pontos que podem influenciar no cenário atual.

Treine e capacite os funcionários

O treinamento de todas as equipes é essencial para que os profissionais estejam cientes de todo o processo e consigam enxergar os benefícios desses conceitos para a corporação. Não é uma boa estratégia implementar esse programa de compliance sem que os funcionários saibam, por isso, promova treinamentos que os permitam compartilhar dos mesmos pensamentos que você tem para o negócio.

Faça o controle de qualidade

É muito importante que todas as metas e planejamentos traçados estejam sendo seguidos de acordo com o esperado. Por isso, para que a aplicação do compliance seja um sucesso, é preciso fazer vistorias e um controle de qualidade. Essa ação faz com que os custos sejam reduzidos e proporciona maior eficiência aos processos envolvidos.

Gerencie os terceirizados

Muitas empresas fazem parcerias e contratam serviços terceirizados, mas acabam se esquecendo de supervisioná-los. Conhecer muito bem esses serviços, revisar contratos realizados e analisar informações são maneiras de fazer esse gerenciamento de terceirizados, então, faça análises constantes de todos os dados e informações para que nada dê errado.

Percebeu como a implementação do programa de compliance empresarial pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa? As corporações que investem nessa estratégia são capazes de ganhar credibilidade no mercado, com os clientes e investidores. Além disso, ela proporciona prevenção de erros e evidencia a solidez do seu negócio. Estar com as contas em dia e agindo de acordo com as leis e os regulamentos faz com que as pessoas olhem para a sua empresa com uma sensação positiva e otimista.

E aí? O post fez com que você entenda melhor sobre os benefícios do compliance? Então, curta as nossas página no Facebook, LinkedIn e Instagram e mantenha-se atualizado sobre esse e outros assuntos!