O Brasil é um país de grandes proporções e a vastidão do território implica em diversos desafios de logística. Geralmente relacionada ao universo do transporte, a logística é uma área complexa que envolve uma extensa cadeia de suprimentos e, por isso, demanda particularidades – como planejamento de armazenagem, circulação e distribuição de produtos, entre outros aspectos.

Um empreendedor atento a esse tipo de cenário consegue reduzir o tempo do ciclo dos negócios e, assim, otimizar seus ganhos. Necessariamente, a logística tem o objetivo de promover total sinergia entre os mais variados processos de uma empresa e assegurar que o desperdício seja evitado ao máximo, a fim de proporcionar melhores resultados e mais competitividade no mercado.

Neste texto, vamos apresentar os desafios mais comuns que os gestores brasileiros enfrentam nos processos logísticos. Primeiramente, vamos começar mostrando um panorama da atividade, e depois falaremos sobre os 7 desafios do setor, como transporte, falta de profissionais qualificados, danos e outros. Acompanhe!

Um panorama sobre a logística no Brasil

Apesar de ser essencial para a economia brasileira, a logística do país ainda não se encontra em uma posição de destaque perante o cenário mundial. Os investimentos no setor vêm caindo de forma considerável e é preciso que a área receba grandes investimentos para que se transforme em um segmento competitivo.

Um dos grandes problemas (e talvez o maior deles) é a burocracia: há diversos entraves que atrapalham a captação de recursos do setor privado para o universo logístico, e essa burocracia faz com que os gargalos da infraestrutura do país se tornem ainda mais complexos. A título de exemplo, os dados de um levantamento feito pelo Banco Mundial mostram que as empresas brasileiras gastam 1.958 horas por ano para calcular e pagar impostos. Nessa mesma perspectiva, o relatório Doing Business 2018, produzido pela mesma instituição, coloca o Brasil em 125º lugar no ranking que compara o ambiente de negócios em 190 países.

Por outro lado, também podemos perceber alguns avanços na área, sobretudo por conta do uso da tecnologia — que falaremos de forma mais detalhada logo abaixo —, e da aplicação de algumas ideias e metodologias capazes de tornar a cadeia mais enxuta. De qualquer forma, é indispensável que haja um efetivo trabalho no sentido de reduzir custos e vencer as complexidades estruturais.

Para que existam melhorias, é essencial tomar algumas medidas para que os desafios da logística sejam superados, e além disso, é igualmente importante perceber que o segmento traz inúmeras oportunidades a serem exploradas. A seguir, veremos algumas possibilidades de oportunidades nessa área.

Oportunidades na logística

Apesar de a logística não ter o destaque que deveria perante o cenário internacional, ela está em expansão interna. Isso se deve, sobretudo, ao crescimento das áreas nas atividades operacionais e administrativas das empresas, cujo foco é a excelência no atendimento aos clientes, de forma que os processos tenham cada vez menos custos e mais eficiência.

Com o avanço de tecnologias e inovações no mercado, a logística tem sido cada vez mais vista como uma área importante. Quando bem gerida, ela oferece:

  • apoio nos projetos de marketing;
  • viabilização de novos produtos;
  • distribuição e armazenagem;
  • satisfação dos clientes;
  • respostas sustentáveis ao consumo inteligente, etc.

Em poucas palavras, pode-se dizer que o setor agrega os melhores resultados às empresas, por meio do planejamento estratégico, do controle tático, das execuções das mais diversas operações e do reinício de novos ciclos, de forma que possíveis falhas sejam corrigidas.

Nos dias atuais, com as demandas para reduzir custos, viabilizar projetos e prospectar novos negócios, ganham destaque as oportunidades para diversos profissionais do setor, como os que atuam em áreas tais quais:

  • compras e suprimentos;
  • planejamento de operações;
  • consultoria de exportação;
  • consultoria de projetos logísticos;
  • e-commerce para varejo;
  • gerências operacionais;
  • gerência de riscos.

Nesse sentido, vale dizer que todas essas funções, cada vez mais específicas, são reflexos das oportunidades que a área vem apresentando. Para os próximos passos do setor, vemos a velocidade da tecnologia trazendo muitas mudanças e ainda mais oportunidades para a área. É disso, inclusive, que falaremos a seguir.

Tecnologia e logística

A tecnologia no setor logístico é uma realidade cada vez mais evidente para empresas de todos os portes. Como o mercado está evoluindo de forma muito rápida, é essencial que os profissionais da área fiquem por dentro das novidades acerca do assunto, pois isso certamente trará muitas vantagens para o dia a dia das organizações. Logo abaixo, falaremos das principais tendências tecnológicas e inovadoras na logística.

Tecnologias de rastreamento

As ferramentas com foco no rastreamento de cargas permitem que as empresas realizem o acompanhamento dos transportes e sinalizam possíveis problemas em tempo real. Assim, é possível que os gestores tomem decisões em menos tempo e de forma mais assertiva.

Uma vez que os centros urbanos encontram-se cada vez mais congestionados, as entregas de cargas tendem a ser cada vez menos produtivas. Por conta disso, a tecnologia de rastreamento deve ser utilizada não só por segurança, mas também para determinar mudanças de rotas, a fim de, por exemplo, evitar congestionamentos e encontrar alternativas para estacionar ou modificar a ordem das entregas.

Armazéns mais automatizados

Muitas fábricas de alguns países mais desenvolvidos ainda contam com pessoas em tarefas repetitivas e rotineiras, logo, quase não existem sistemas de automação em meio a processos operacionais. Mas, entre as atividades automatizadas, podemos destacar a separação e conferência de cargas.

Um sistema que coordena os processos em armazéns possibilita a rotação dirigida de estoques a fim de melhorar o uso do espaço e do tempo, eliminando custos para os usuários. Esse sistema é essencial, por exemplo, para coletar dados — como o tempo em que determinadas mercadorias ficam nas prateleiras — e para otimizar os processos como um todo.

Utilização de aplicativos

Como não poderia deixar de ser, os aplicativos também serão cada vez mais essenciais para a logística no país. Alguns podem, por exemplo, otimizar a eficiência no uso dos veículos para fazer com que a tarefa de encontrar cargas de retorno sejam facilitadas.

Além disso, a tecnologia dos smartphones possibilita o aperfeiçoamento da gestão das equipes externas, uma vez que permite o acesso ao sistema e aos dados de qualquer lugar em que um funcionário esteja. Assim, é possível que gestores e funcionários se comuniquem de forma mais ágil e prática.

Controle de processos

O processo logístico gera, no dia a dia, um volume muito grande de dados, por isso, a tecnologia é essencial para controlar as informações e acompanhar as rotinas. Com o investimento na tecnologia, é possível que as operações sejam realizadas da forma mais confiável, com menos erros e retrabalhos. Nesse contexto, à medida que as empresas investem em boas tecnologias, mais seguros e efetivos os processos serão.

Caminhões inteligentes

Mais uma tendência que tem ganhado bastante destaque no setor de logística é a possibilidade de fazer com que os caminhões estejam efetivamente conectados — tanto com o próprio empreendimento, quanto com outros veículos. Isso viabiliza trocas de dados e informações em tempo real em relação à localização e às possíveis ocorrências.

Veículos elétricos

A questão sustentável também não pode ficar de fora da pauta das empresas. Além da redução dos danos ao meio ambiente, também existe a questão de redução dos custos. Assim, uma tendência forte é a utilização de veículos elétricos para realizar entregas menores. O Brasil conta com algumas empresas que já realizam testes nessa área.

Softwares de gestão de frotas

Para atender consumidores cada vez mais exigentes, outra tendência é que as empresas invistam cada vez mais em softwares de gestão. Afinal de contas, eles são essenciais para automatizar processos, como o controle operacional de veículos, o consumo de combustível e até a programação para uma manutenção preventiva mais eficiente.

Os 7 desafios da logística no Brasil

1. Segurança no transporte

Para que os processos da logística aconteçam da melhor forma possível, é imprescindível que as entregas das mercadorias sejam concluídas de forma segura. Infelizmente, essa realidade nem sempre acontece no Brasil.

Um dos principais problemas é o roubo de cargas, que traz elevados prejuízos econômicos e afeta toda cadeia de suprimentos. Isso sem falar nos acidentes. Nesse sentido, a prevenção e a conscientização são os melhores recursos para minimizar os riscos no setor.

Para evitar roubos, é essencial que as empresas invistam em segurança — como em tecnologias que têm a missão de rastrear os veículos. Já no que diz respeito aos acidentes, é indispensável que os motoristas conheçam as leis de trânsito e evitem questões como o excesso de velocidade e o consumo de álcool. Além disso, vale dizer que seguir viagem em condições adversas — como à noite, em períodos de chuva ou em situações em que o motorista está muito cansado — é muito arriscado para o profissional.

A empresa ainda pode se certificar, por exemplo, de que os veículos estejam nas melhores condições possíveis para trafegar e que não sejam carregados com mercadorias em excesso. Essa certificação deve ocorrer na origem de embarque, antes do ingresso do veículo para carregamento. O mercado já disponibiliza de ferramentas tecnológicas para a realização de um checklist eletrônico para essa atividade. Nesse sentido, também pode ser válido investir em um bom seguro — tanto para o veículo, quanto para a carga —, a fim de assegurar o ressarcimento em caso de sinistros.

2. Condições das estradas e rodovias

Como sabemos, as condições das estradas e rodovias têm grande influência na dinâmica dos transportes de carga. Segundo anuário da Confederação Nacional do Transporte (CNT), apenas 12,4% da malha rodoviária brasileira é pavimentada, e a maioria (92,7%), é constituída de pista simples. O relatório também mostra que 61,8% das vias apresentam algum problema classificado como regular, ruim ou péssimo. Por conta disso, vemos um crescente número de acidentes, o que acaba sendo um dos principais desafios da logística. Esse tipo de situação impacta diretamente nos prazos das entregas e na conservação da frota de veículos.

Em sua maioria, o transporte de cargas no Brasil utiliza o modal rodoviário, o que faz com que as empresas tenham que lidar com a falta de conservação da malha viária como um todo. Como existe uma efetiva movimentação de cargas dos mais variados portes — de minério a produtos agrícolas — para regiões muito distantes, os obstáculos costumam ser grandes.

Para lidar com esse tipo de problema da melhor forma possível, as empresas podem passar a limitar seus raios de entregas, o que evita que seus veículos sejam obrigados a trafegar por vias sem asfaltos e/ou com muitos buracos. Nesse sentido, é importante dizer que as manutenções preventivas são essenciais para um tráfego com mais segurança.

3. Qualidade dos profissionais do mercado

A questão da falta de qualificação profissional, infelizmente, também é um dos grandes obstáculos da logística. Para que toda operação seja realizada com sucesso, é indispensável considerar que é uma área que conta com diversos agentes encarregados em desempenhar seus papéis nas atividades logísticas.

Dessa forma, a capacidade técnica e os treinamentos especializados desses profissionais serão fatores cruciais para que a empresa se desenvolva da melhor forma possível e conquiste seus resultados esperados.

Empreendedores dos mais diversos setores reconhecem que os profissionais de qualidade, que são considerados o capital intelectual das empresas, são fundamentais para minimizar os impactos e a adversidades da logística no país. Por conta dessa questão, é importante que as organizações realizem investimentos contínuos para capacitar todos os seus funcionários — desde os motoristas até os principais gestores.

4. Gestão de transportadoras

Uma vez que as empresas vivenciam um dia a dia de muita pressão, buscam atingir seus objetivos e bater suas metas nos mais variados segmentos, a gestão de transportadoras conta com uma importância muito grande no contexto da logística de transporte.

Apesar desse fato, muitas organizações ainda pecam em questões que trazem prejuízos para os consumidores e para o negócio como um todo, o que compromete sua competitividade no mercado.

São diversas lacunas percebidas e, assim, é preciso desenvolver uma ótima relação com os parceiros, de forma que haja total atenção em questões como o planejamento estratégico para coordenar a atuação das transportadoras e o estabelecimento de dados e informações para monitorar os resultados de forma detalhada.

Por outro lado, tão essencial quanto realizar a coordenação do trabalho com a transportadora contratada, é ter ciência dos padrões e atitudes que devem ser esperados pela prestadora de serviços, de forma que as operações logísticas sejam aperfeiçoadas continuamente.

Nesse sentido, podemos destacar que as melhores transportadoras são aquelas que atuam de maneira flexível e estão sempre à disposição dos seus contratantes, agindo com foco e efetividade na resolução dos problemas. As transportadoras que atuam dessa forma contam com uma frota moderna e manutenção em dia. Além disso, elas também formam um time qualificado, que está apto para cumprir a legislação para o transporte de cargas no país.

Um bom trabalho na gestão de transportadoras contribui para a superação de outra questão que tem desafiado a logística no país, principalmente em um cenário de crise: a defasagem do frete.

5. Alta performance dos terceirizados

Mais um dos desafios da logística está relacionado em manter o alto nível de excelência dos serviços prestados por terceiros. É importante dizer que várias empresas estão se esforçando para adotar a terceirização das operações logísticas para reduzir os custos.

De acordo com pesquisa do Sebrae, 87% das empresas já usaram ou usam a terceirização. Tal atitude acaba sendo essencial para tornar as organizações mais enxutas e eliminar desperdícios e gargalos, a fim de conquistar mais competitividade no setor de logística no país.

Para contextualizar, é válido dizer que as operações logísticas no Brasil podem atingir preços elevados, já que requerem investimentos em equipamentos e mão de obra. Ao mesmo tempo, as questões do setor devem ser tratadas com empenho, de modo a oferecer altos níveis de qualidade de serviço e segurança.

Ao contratar um serviço de terceiro, é preciso se certificar da reputação do fornecedor, de maneira a constatar se ele conta com uma estrutura para atender às demandas. O ideal é que todas as condições estejam devidamente documentadas para que ambas as partes estejam cientes de todos os detalhes que precisam ser executados.

6. Emprego correto da tecnologia

A tecnologia está cada vez mais acessível, mas precisa ser aplicada da melhor forma possível. Por conta, ela representa mais um dos desafios da logística. Novas áreas estão surgindo na logística ao mesmo tempo em que aparecem aplicativos, softwares e outras inovações na área, o que constitui muita modernização no setor e faz com que as operações ganhem em economia de recursos e em mais produtividade.

Nesse sentido, questões como o gerenciamento de riscos, a gestão de estoque, a movimentação das mercadorias, a rotatividade de produtos e todas outras operações contam com as facilidades das tecnologias que são desenvolvidas, especificamente, para dar suporte à área de logística.

É possível destacar que a eficiência no transporte de cargas é proporcional aos investimentos das empresas na área de logística. Assim, a inovação e a tecnologia são fatores que devem estar no centro das decisões dos gestores. Afinal de contas, é primordial acompanhar as tendências de mercado e promover a integração das particularidades logísticas da empresa.

É necessário assegurar a consolidação de rotinas de trabalho atualizadas e flexíveis, com a capacidade de acolher as demandas em constantes alterações e o aumento do nível das exigências do mercado. Além disso, cabe aos gestores ficarem muito atentos aos novos consumidores, que estão mais digitais e cada vez mais exigentes. Com isso, eles poderão realizar entregas com mais qualidade e eficiência.

7. Cuidados com o meio ambiente

Como não poderia deixar de ser, o meio ambiente é uma questão cada vez mais presente em nossa sociedade. Na logística, não é diferente. É essencial que as empresas tenham um planejamento estratégico que contemple uma agenda sustentável e essa questão também pode ser considerada um dos desafios do segmento.

Nesse sentido, a logística reversa ganha uma grande importância. Ela pode ser definida como um controle sistematizado, no qual contempla questões como fluxo de produtos e materiais de uma organização — desde o começo da cadeia produtiva à entrega no local de consumo dos produtos e, por consequência, de descarte de resíduos.

Essa forma de realizar um trabalho logístico está alinhado a um efetivo crescimento da preocupação da sociedade com a preservação do meio ambiente e com a sustentabilidade das comunidades e das empresas. Sendo assim, na logística reversa é imprescindível ter atenção a questões como reconhecer o problema de lotar os aterros sanitários e se preocupar com o esgotamento de matérias-primas disponíveis na natureza.

E então, o que achou dessas ideias? Como podemos perceber ao longo do texto, a logística é uma área que impacta diretamente nos mais diversos setores do país. Esse é um assunto que precisamos falar sempre e, mais do que isso, necessitamos de mais proatividade para promover as mudanças necessárias, a fim de otimizar a área em todos sentidos, o que trará inúmeros ganhos para as empresas e para o país de forma geral.

Apesar de a logística ainda apresentar muitos desafios para serem superados, mostramos que, ao mesmo tempo, é um mercado que está se expandindo e apresenta diversas oportunidades que acontecem principalmente por conta dos avanços tecnológicos. Esperamos que este artigo tenha trazido inspirações para você otimizar os processos da sua empresa e fazer com que seu negócio se torne mais competitivo.

Se você curtiu este texto, aproveite e nos acompanhe no Facebook, LinkedIn e Instagram e fique por dentro de assuntos que podem ser essenciais para você se diferenciar em relação à concorrência, ganhando ainda mais competitividade no mercado.